AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Aline Fagundes Cunha UDESC
  • Suzanne Cristina Abido UDESC
  • Letícia de Lima Trindade UFSC, UDESC.
  • Larissa Tombini Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2237

Resumo

Trata-se de um relato de experiência acadêmica vivenciado nas atividades de uma disciplina do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) junto a uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) na realização da “Semana Bela Mulher”. Essa se caracteriza como uma estratégia local, planejada e executada pelos profissionais da ESF e acadêmicos, na qual participaram aproximadamente 300 mulheres. A estratégia foi amplamente discutida e construída de forma coletiva, com ênfase, em ações voltadas à socialização, cuidados e conhecimento em saúde e estímulo ao autocuidado. Foram realizadas ações com foco na educação em saúde, ações de estímulo e exercício do autocuidado e com foco assistencial. Observou-se que é possível fugir da rotina dos serviços e que isso vai ao encontro das expectativas das mulheres que carecem de maiores investimentos em sua saúde. Essas atividades promovem a troca de experiência entre os profissionais, academia e usuários do serviço de saúde, retomam a importância do acolhimento e de investimentos na qualidade de vida dos indivíduos e coletividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Fagundes Cunha, UDESC

Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Suzanne Cristina Abido, UDESC

Acadêmica de Enfermagem da UDESC.

Letícia de Lima Trindade, UFSC, UDESC.

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente da Acadêmica de Enfermagem da UDESC. Membro do Grupo Práxis da UFSC.

Larissa Tombini, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó

Enfermeira, Mestre em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

CUNHA, Aline Fagundes; ABIDO, Suzanne Cristina; TRINDADE, Letícia de Lima; TOMBINI, Larissa. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2237. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2237. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências