A PERCEPÇÃO DA PESSOA IDOSA EM RELAÇÃO A SUA FAMILIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cenir Gonçalves Tier UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Ariane Ferreira de Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Muriel Salgueiro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Jarbas da Silva Ziani UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Ane Gabrielle Muniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Caroline Gonçalves Kubiça UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Franciele Morin UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Maria Amanda Bibiano de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Jonatan Jean Silveira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Bruna Stamm UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
  • Bruna Furtado Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641221107

Palavras-chave:

Idoso, Família, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar a percepção de família para pessoas idosas que fazem parte do projeto de extensão “Envelhecer com Arte e Saúde”. Método: Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão Envelhecer com Arte e Saúde de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem e Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. Teve-se como local da ação uma sala de reuniões de uma Estratégia de Saúde da Família de um Município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul/Brasil. A atividade ocorreu em uma sexta-feira do mês de Outubro, no ano 2017 com duração de uma hora e meia. A atividade, em formato de dinâmica, foi desenvolvida da seguinte forma: cada pessoa idosa recortava de uma revista ou jornal figuras que representassem sua família, bem como aquela que ilustrasse a si próprio. Após, cada pessoa idosa relatava sobre sua família, suas relações e algumas vivências com ela. O projeto está registrado no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão da UNIPAMA, sob nº. 10.065.16. Resultado: Participaram da atividade quatro pessoas idosas, sendo três do sexo feminino. A média das idades entre 65 e 75 anos. Pode-se considerar diante dos relatos das pessoas idosas que o grupo familiar é grande, porém, o núcleo é pequeno. A percepção de família para as pessoas idosas vai além do vínculo consangüíneo, pois além dos filhos, netos e irmãos destacaram também nora, genro e os animais como parte desta, em especial o cachorro. Conclusão: Percebe-se que a relação das famílias é de suma importância para que a pessoa idosa desenvolva um envelhecimento com autonomia, pois esta relação de proximidade entre os integrantes influencia e impacta diretamente na autoestima das pessoas idosas, uma vez que o abandono pode aumentar as possibilidades da pessoa idosa desenvolver doenças mentais. Neste sentido, entende-se que atividades como a apresentada neste relato apontam para que novas atividades possam ser implementadas com intuito de contribuir com um envelhecimento ativo e com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, C. K.; CARDOSO, C. M. C.; MOREIRA, E. P.; WEGNER, E.; AREOSA, C. V.C. Vínculos familiares e sociais nas relações dos idosos. Revista Jovens Pesquisadores , n. 1, p. 97-107, 2012.

AZEREDO, Z. A. S.; AFONSO, M. A. N. Solidão da perspectiva do idoso. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v.19, n. 2, p. 313-324, 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília- DF. 2010.

FIGUEIREDO, T. E.; MOSER, L. Envelhecimento e Família: reflexões sobre a responsabilização familiar, os desafios às políticas sociais e a regulamentação da profissão de cuidador de pessoa idosa. In: Congresso Catarinense de Assistentes Sociais. Florianópolis, 2014.

GONÇALVEZ, R. L. F.; CHALFUN, M. O direito à afetividade parental como um dos elementos do princípio da dignidade da pessoa humana e da relação familiar. Ampliando Revista Cientifica da Facerb, v.3, n.1, p. 86-117, Jan./Jun. 2016.

MALLMANN, D. G.; NETO, N. M. G.; SOUSA, J. C.; VASCONCELOS, E. M. R. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 6, p. 1763-1772, 2015.

MARTINS, E. Constituição e significação de família para idosos institucionalizados: uma visão histórico-cultural do envelhecimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 215-236, 2013.

MEDEIROS, D. V.; SANTOS, W. N.; SOUSA, M. G. M.; SILVA, T. D. S.; SILVA, P. T. P.; CASTRO, S. F. F. A percepção do idoso sobre a velhice. Revista de Enfermagem, v.10, n.10, 2016.

RUMOR, P. C. F.; BERNS, I.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; MATTOS, L. H. L.; WOSNY, A. M. A promoção da saúde nas práticas educativas da saúde da família. Cogitare enferm, v. 15, n. 4, p. 674-680, 2010.

SILVA, C. A. M.; ALMEIDA, A. A importância da família no cuidado ao idoso. Seminário Integr, vol. 5, n. 5, 2011.

WAGNER, A. Desafios psicossociais da família contemporânea. Pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

GONÇALVES TIER, Cenir et al. A PERCEPÇÃO DA PESSOA IDOSA EM RELAÇÃO A SUA FAMILIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 107–114, 2023. DOI: 10.5965/2594641221107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12745. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.