AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL

Autores

  • Juliana Kmiecik
  • Nicole Glock Maceno

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.10927

Resumo

Diante da importância da aprendizagem da Química, foi aplicada uma proposta de Experimentação Problematizadora sobre o tema “Processos físicos e químicos” para duas turmas de 9º ano de uma escola de São Bento do Sul e a outra de Joinville (SC). O principal material utilizado foi o giz de quadro e interessava auxiliar o estudante na diferenciação entre estes dois processos, além de conscientizá-los sobre a preservação das espécies marinhas. Foi possível perceber que os discentes distinguiram facilmente os processos físicos dos químicos, porém com argumentos baseados somente nos aspectos macroscópicos. A partir da explicação conceitual, de elementos verbais e de novas problematizações, a maioria dos alunos foi capaz de relacionar os experimentos aplicados com uma situação real, indicando que a Experimentação Problematizadora foi útil para a aprendizagem e para inseri-los na linguagem da Química. Palavras-Chave: Ensino de química, ensino fundamental, linguagem química, processos físicos e químicos.

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Publicado

2021-01-14

Como Citar

KMIECIK, Juliana; MACENO, Nicole Glock. AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 63–76, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.10927. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10927. Acesso em: 28 mar. 2024.