A temporalidade das imagens: uma singular experiência do tempo

Dinah de Oliveira

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma perspectiva da pesquisa em curso no doutorado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da URFJ. Trata-se de uma discussão no campo da teoria das imagens alicerçada na hipótese de que as imagens artísticas são constituídas por uma tensão que congrega temporalidades distintas em sua fatura. Na mesma medida, coloca-se em jogo a montagem como técnica fundamental da operação constitutiva das imagens nos trabalhos de arte. A noção de imagem dialética do filósofo Walter Benjamin é um ponto importante da inflexão teórica, sobretudo no que diz respeito à relação entre o outrora e o agora, não em uma dimensão temporal causal, mas imagética.

Palavras-chave: Walter Benjamin, Imagem Dialética, Imagem Critica, Montagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Dinah de Oliveira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

---- Revista Ciclos ---- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV ---- Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ---

 Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi ---Florianópolis, SC --- CEP 88.035-001