Entrelaçar: saber racional e saber sensível no ensino da história das artes visuais

Vanessa Seben Willemann

Resumo


Este ensaio apresenta estudo teórico e empírico para engendrar proposta de ensino em História das Artes Visuais, de maneira anacrônica, visando o entrelaçar dos saberes racionais e sensíveis, partindo da reflexão da intersubjetividade nas aulas de arte. Destaca-se a importância do educar o sensível, pois a ênfase na racionalidade é a marca do ensino-aprendizagem contemporâneo. A proposta de ensino é pautada em Duarte Júnior, Ostrower, Didi-Huberman; as questões sobre aprendizagem em Tassinari e Vygotsky.  De cunho qualitativo com observação participante e análise individual de dois alunos, acredita-se ter contribuído com uma proposta que mobilize as instâncias cognitivas e afetivas para desenvolvimento do ser humano integral.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Vanessa Seben Willemann

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

---- Revista Ciclos ---- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV ---- Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ---

 Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi ---Florianópolis, SC --- CEP 88.035-001