Considerações Sobre o Relacionamento entre as Artes Visuais e a Literatura na Cultura Ocidental

Autores

  • Celina Figueiredo Lage Professora Doutora, Mediação e Curadoria em Arte e Cultura, Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais)

Resumo

O artigo traz reflexões sobre as relações entre as artes visuais e a literatura na tradição cultural do Ocidente. As evidências deste relacionamento podem ser encontradas no texto de Homero, o qual é paradigma de um tipo de narrativa que constitui a base formadora da cultura ocidental. Observa-se ainda a continuidade desta característica na contemporaneidade, através do relacionamento entre cinema e literatura. 

Biografia do Autor

Celina Figueiredo Lage, Professora Doutora, Mediação e Curadoria em Arte e Cultura, Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais)

Celina Figueiredo Lage é Professora de Mediação e Curadoria em Arte e Cultura no Departamento de Disciplinas Teóricas e Psicopedagógicas da Escola Guignard, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atuou de 2009 a 2012 no Programa de Pós-Graduação em Artes Aplicadas da Universidade Helênica Aberta, na Grécia. Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras, com habilitação em Grego e Latim. Pós-doutorado pela National & Kapodistrian University of Athens (Grécia). Ex-Bolsista da Fundação Alexander Onassis, do State Scholarships Foundation (Grécia) e do CNPq. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro para Reunificação das Esculturas do Partenon (membro do International Commitee for Reunification of the Parthenon Sculptures) com atuação junto ao Museu da Acrópole e Ministério da Cultura da Grécia. Ganhadora do prêmio Pontos de Memória no Exterior do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura, do prêmio Coroa de Ouro pela Associação do Helenismo Ecumênico (Grécia), e do Prêmio Xerox do Brasil na categoria Tradução pelo livro Poesia Grega Antiga . Possui atuação artística internacional no campo da música experimental, poesia sonora, poesia digital e curadoria de eventos multimídia. Áreas de atuação - Artes Visuais, Artes, Literaturas Clássicas, Literatura Comparada, Mediação, Curadoria, Cinema, Fotografia, Música e Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2014-12-20