Corpo e cidade: percepções sobre o modo de viver urbano

Autores

  • Paula Pereira Pinto Universidade Federal de Pelotas
  • Ursula Rosa da Silva Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem da arte contemporânea, relacionando a noção de corpo e espaço urbano, a partir de pensadores, como Merleau-Ponty e Bourriaud, e de alguns artistas que desenvolvem seus trabalhos dentro desta temática. O texto se caracteriza por ser uma reflexão sobre os deslocamentos provocados pela arte na interação com o espaço urbano. Além destes autores, também são apresentadas as categorias de Kujawski referentes ao cotidiano, às situações do dia a dia das pessoas: habitar, passear, trabalhar, conversar e comer. O artigo relaciona essas categorias a produções artísticas contemporâneas que as englobam nas temáticas das obras.

Biografia do Autor

Paula Pereira Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Ensino da Arte e Educação Estética. Graduada em Artes Visuais, licenciatura, também pela Universidade Federal de Pelotas.

Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em História (PUC/RS/2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, professora nos cursos de graduação em artes e do Mestrado em Artes Visuais (UFPel). É líder do grupo de pesquisa: NEAP - núcleo de estudos em artes e patrimônio, junto ao CNPq. Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre em Pelotas (2008/2009/2011).  Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, cultura visual, gênero, estética e cotidiano na contemporaneidade. Tem trabalhado também no tema da interdisciplinaridade relacionando os ensinos de filosofia e arte.

Downloads

Publicado

2015-02-05