Propositores de espaço – Franz Weissmann, Jorge Oteiza e a Bienal de 57
Resumo
Resumo: Esta pesquisa pretende como objetivo inicial traçar e indagar a presença da obra de Jorge Oteiza e de Franz Weissmann na IV Bienal de São Paulo, 1957. A ideia é verificar quais as possibilidades de conexão entre algumas obras de Oteiza, quem recebe o Prêmio de melhor escultor estrangeiro na IV Bienal, e as obras de Franz Weissmann, quem recebe o Prêmio de melhor escultor nacional na citada Bienal. O estudo se propõe a explorar as trocas surgidas no meio artístico brasileiro e de que forma elas aconteceram. E finalmente, expor estas trocas desde o fenômeno escultórico, para uma consideração do fazer da arte, e a partir da arte.
Palavras-chave: Jorge Oteiza, Franz Weissmann, IV Bienal de São Paulo, escultura, espaço receptivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.