A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E O DESENVOLVIMENTO DA ATITUDE REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS

Raquel Casanova dos Santos Wrege

Resumo


Esta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Educação Estética e Ensino da Arte, versa sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais. Dentre os conceitos apresentados salientam-se a experiência estética através da arte e a ação-reflexiva. O estudo parte de uma abordagem qualitativa através de pesquisa-ação tendo como público-alvo acadêmicos do último semestre do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Objetiva compreender a relevância da reflexão, através de experiência estética por meio de discussão e da produção artística, para o desenvolvimento da formação individual como futuro arte-educador e coletiva tendo com amplitude o Curso. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990; 1992; 1999), na concepção de professor reflexivo de Schön (2000) e de ação-reflexiva segundo Perrenoud (2002).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Raquel Casanova dos Santos Wrege

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

---- Revista Ciclos ---- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV ---- Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ---

 Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi ---Florianópolis, SC --- CEP 88.035-001