v. 7, n. 14 (2019)

Dossiê Temático: Linguagem matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein

DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X07142019

Os estudos em Linguagem Matemática avançaram a partir de pesquisas no século XXI, com trabalhos que versam sobre reflexões a respeito do ensino e da aprendizagem dessa disciplina, pelo viés da linguagem. Por outro lado, os estudos pautados na perspectiva do filósofo Ludwig Wittgenstein, em particular, se constituem como contribuição tanto para o campo de pesquisa na Educação Matemática, quanto para o ensino de Matemática, versando sobre temas como: tradução de textos matemáticos em situações de aprendizagem, o aprendizado de regras matemáticas, jogos de linguagem em sala de aula, a terapia filosófica wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos educacionais, entre outros.

Editores convidados:

Profa Dr.ª Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA)

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa (UNIFESSPA)

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva (UFPA)

Editora do BoEM responsável pelo dossiê:

Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC) 

Sumário

Alan Gonçalves Lacerda
pdf
1-21
Carlos Evaldo dos Santos Silva, Luciano Augusto da Silva Melo
PDF
22-42
Jaqueline Valerio da Cruz, Paulo Vilhena da Silva
PDF
43-59
Marcel de Almeida Barbosa
PDF
60-78
Marcelo de Sousa Oliveira
PDF
79-93
Marie Esther Charles
PDF
94-112
Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior
PDF
113-131
Walber Christiano Lima da Costa, Fábio Alexandre Borges, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
PDF
132-152