Edições anteriores

  • Dossiê temático: Mostra de Produtos Educacionais sobre Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias
    v. 11 (2023)

    Este é o volume 11 da Revista BOEM, referente ao ano de 2023.

    Trata-se de um dossiê especial formado por trabalhos que foram apresentados na Mostra de Produtos Educacionais realizada durante o VI Colóquio Luso-Brasileiro de Educação (COLBEDUCA) entre 6 e 8 de novembro de 2023 no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis/SC.

    A organização do dossiê foi realizada pela Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (FAED/UDESC) e pela Profa. Dra. Avanilde Kemczinski (CCT/UDESC). 

    O objetivo de trazer para a Revista BOEM as apresentações de produtos educacionais voltados não somente ao ensino de matemática, mas também aqueles desenvolvidos para o ensino de ciências e de tecnologias, foi dar evidência a sobre como os produtos educacionais, de forma interdisciplinar, apresentam e discutem diferentes aspectos - práticas e pesquisas - das áreas de Ensino e de Educação. Acreditamos que tais relações podem fortalecer o campo da Educação Matemática na medida em que conhecer o que se dá em outros campos e transpor deles ideias, conceitos, referências, pesquisas e práticas, faz com que se avance para suas fronteiras no exercício da interdisciplinaridade.

    Desejamos a todas as pessoas uma boa leitura! 

    Luciane e Avanilde

  • Edição regular - publicação contínua
    v. 11 (2023)

    Este é o volume 11 da Revista BOEM, referente ao ano de 2023.

    Trata-se de uma edição regular, a primeira no modo de publicação contínua, que passará a ser adotado para todas publicações de edições regulares. 

  • Dossiê Temático Internacional: A formação inicial do professor que ensina Matemática
    v. 10 n. 19 (2022)

    O número 19 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é um dossiê internacional destinado à FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

    Oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o tema, no campo da Educação Matemática, a partir de produções e experiências brasileiras e internacionais, aqui compartilhadas.

    Boa leitura!

     

     

    Organizadores convidados:

    Profa Dra Edvonete Souza de Alencar – Universidade Federal da Grande Dourados- Brasil

    Prof Dr. Carloney Alves de Oliveira- Universidade Federal de Alagoas- Brasil

    Prof. Dr.Danilo Diaz Levicoy – Universidad Católica del Maule- Chile

    Editoras do BOEM responsáveis pela organização do dossiê:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC/FAED)

    Profa. Dra. Elisa Henning (UDESC/CCT)

    Profa. Ma. Katia Hardt Siewert (IFC - Campus Araquari)

    Profa. Ma. Sandra Cristina Martini Rostirola (IFC - Campus Videira)

  • Edição Temática: Experiências e sentidos da “não presença” no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19
    v. 9 n. 18 (2021)

    O número 18 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição temática destinada a EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS DA “NÃO PRESENÇA” NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, em contextos de todos os níveis e modalidades de ensino.

    Educação a Distância? Ensino Remoto? Aulas não presenciais? Aulas virtuais? Com quais desses sentidos – ou outros – você, profissional da educação, está lidando para exercer a prática docente em tempos da pandemia da COVID-19 quando a “não presença” é necessária?

    Com quais recursos didáticos, metodológicos e tecnológicos você exerce sua prática docente nesses contextos de “não presença”? Em que espaços? Quais são suas turmas? Qual é seu novo planejamento pedagógico? Qual é a nova centralidade do currículo de matemática? E sobre as avaliações? O que, da prática docente se viu alterada nesse contexto?

    A respeito das condições pessoais, familiares, psicológicas e de saúde, como vem se dando o trabalho docente na “não-presença”? E a aprendizagem dos estudantes? E a organização da gestão?

    Quais são as suas expectativas, inquietações e reflexões para os tempos em que a “não presença” cessar e os espaços educacionais tiverem que modificar a sua normalidade em prol da preservação da saúde e da vida?

    Essas são algumas das questões que moveram os autores para contribuirem com os textos desta edição. 

    Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências e esperanças sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!


    Editoras do BOEM responsáveis pela publicação temática:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

    Profa. Ma. Maria Caroline Silveira

    Profa. Ma. Maura Pauletto Taschetto

  • Edição Temática: Educação Matemática e Filosofia da Diferença
    v. 8 n. 17 (2020)

    Editorial

    O número 17 de 2020 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição especial sobre Educação Matemática e Filosofia da Diferença.

    Deleuze, na obra Crítica e Clínica (1997), nos apresenta a gagueira como uma possibilidade criativa que, ao desorganizar a língua, cria modos de conferir outras musicalidades à escrita e ao pensamento. Gravitando em torno de Samuel Beckett, Ghérasim Luca, Kafka e Proust, o filósofo nos convida a pensar a gagueira como uma espécie de dique, que interrompe o trabalho contínuo da esteira que carrega os significados e a musicalidade instituída, aquela já dada pela língua. Em outras palavras, trata-se de um convite para hesitarmos, para suspendermos os automatismos da língua, das palavras e dos significados naturalizados. Como efeito dessa interrupção, teríamos a possibilidade de construção de novos fluxos que, transitando por bifurcações e variações, gerariam novos engates e quiçá novas melodias para embalar o pensamento e a escrita. Esta edição temática quer apostar nesta aventura do pensamento e questiona nossa possibilidade de fazer gaguejar, ou minimamente fissurar, tremular a língua que insiste em querer falar, em querer dizer, em querer imprimir significados fixos para a Educação Matemática. A ousadia está na possibilidade de fazermos emergir novos engates, “uma linguagem afetiva” como diz o filósofo para quem sabe, conferir outros modos de existência para nosso campo de atuação e quiçá para nós mesmos. 

    DELEUZE, G. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pal Pélbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

    Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências, práticas, sentimentos e pesquisas sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Claudia Glavam Duarte – UFRGS/Campus Litoral Norte

    Profa. Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves – UFPA/Campus Castanhal

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos – UDESC/Centro de Ciências Humanas e da Educação

  • Edição Temática: Ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Superior
    v. 8 n. 16 (2020)

    Editorial

    O número 16 de 2020 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição especial sobre Ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Superior.

    A pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior tem crescido nos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito às pesquisas efetuadas pelo professor de Matemática do Ensino Superior sobre a sua própria prática de ensino, mas também no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem e insucesso em Matemática dos alunos do Ensino Superior. No entanto, apesar das inúmeras problemáticas relativas a esta área, é ainda pouca a visibilidade destes estudos.

    Deste modo, este número temático reune estudos que relatam investigações relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Superior, que fornecem contributos para o Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior e que ilustram interações produtivas entre pesquisadores em Educação Matemática e matemáticos.

    Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências, práticas, sentimentos e pesquisas sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!

    Editores convidados:

    Profa. Dra. Alexandra Gomes  (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Prof. Dr. Floriano Viseu (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Prof. Dr. Pedro Palhares (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Editoras do BOEM responsáveis pela publicação temática:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC/FAED)

    Profa. Dra. Elisa Henning (UDESC/CCT)

    Doutoranda Maura Pauletto Taschetto  (UDESC/PPGE)

    Mestranda Anelise Girardi (UDESC/PPGE)

  • BOEM
    v. 8 n. 15 (2020)

    Edição regular - outubro/2020.

  • Dossiê Temático: Linguagem matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein
    v. 7 n. 14 (2019)

    Os estudos em Linguagem Matemática avançaram a partir de pesquisas no século XXI, com trabalhos que versam sobre reflexões a respeito do ensino e da aprendizagem dessa disciplina, pelo viés da linguagem. Por outro lado, os estudos pautados na perspectiva do filósofo Ludwig Wittgenstein, em particular, se constituem como contribuição tanto para o campo de pesquisa na Educação Matemática, quanto para o ensino de Matemática, versando sobre temas como: tradução de textos matemáticos em situações de aprendizagem, o aprendizado de regras matemáticas, jogos de linguagem em sala de aula, a terapia filosófica wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos educacionais, entre outros.

    Editores convidados:

    Profa Dr.ª Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA)

    Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa (UNIFESSPA)

    Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva (UFPA)

    Editora do BoEM responsável pelo dossiê:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC) 

  • BoEM
    v. 7 n. 13 (2019)

    Caros(as) leitores(as) e autores(as)

    Esta é a décima terceira edição do BoEM, a primeira publicada em 2019. Agradecemos a todos os autores por acreditarem neste periódico enquanto espaço de divulgação científica em Educação Matemática. Deixamos também um agradecimento especial a todos os pareceristas que tornaram possível esta edição participando dela como avaliadores dos quarenta e sete recebidos e avaliados neste primeiro semestre de 2019, em um processo que resultou na publicação dos seis artigos aqui apresentados.

    Desejamos a todos(as), ótimas leituras e reflexões.

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

  • BoEM
    v. 6 n. 12 (2018)

    Caros(as) leitores(as)

    Esta é a décima segunda edição do BoEM, terceira de 2018. Neste ano, publicamos duas edições temáticas sobre produtos educacionais desenvolvidos em cursos de Mestrado Profissional e, agora, uma edição regular que conta com nove artigos que contam com a diversidade de oito estudos brasileiros realizados em sete diferentes Estados da Federação (RS, SC, PR, SP, AM, RO, CE) e um estudo internacional realizado em Lisboa, Portugal. Neles, há vinculação a cursos de Pós-Graduação e a cursos de Graduação, com a preocupação central de discutir temas relevantes para a Educação Matemática, da Educação Básica ao Ensino Superior.

    Desejamos a todos(as) uma boa leitura e aproveitamos para desejar os melhores votos para 2019.

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

     

  • Dossiê Temático: Produtos Educacionais e Educação Matemática - Parte 2
    v. 6 n. 11 (2018)

    Caro(a)s Leitor(as)es!

    Apresentamos a segunda parte do Dossiê Temático Produtos Educacionais e Educação Matemática que divulga a produção, principalmente, dos cursos de Mestrado Profissional brasileiros. Destacamos a relevância da divulgação dos Produtos Educacionais relacionados à Educação Matemática que, tanto nos contextos do Mestrado Profissional quanto em contextos de Iniciação Científica ou de Pesquisas na sala de aula, revelam possibilidades de se aprender conhecimentos matemáticos, com uma diversidade de temáticas e metodologias.

    Parabenizamos a todos os Professores e Professoras pelo seu dia, 15/10/2018 –  data em que publicamos esta edição – e que continuemos a praticar uma educação inclusiva e democrática nesses tempos temerosos!

     

    Editores e organizadores:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF)

    Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva (UNIFAL)

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC)

     

    Boa leitura e divulgem!!!
  • Dossiê Temático: Produtos Educacionais e Educação Matemática - Parte 1
    v. 6 n. 10 (2018)

    Caro(a)s leitor(as)es!

    Apresentamos a primeira parte do Dossiê Temático Produtos Educacionais e Educação Matemática que divulga a produção, principalmente, dos cursos de Mestrado Profissional brasileiros. O trabalho de avaliação e editoria dos artigos foi feito em parceria para dar visibilidade aos produtos educacionais relacionados à Educação Matemática que vêm sendo desenvolvidos nos cursos de Mestrado Profissional, bem como em outros contextos.

    Editores e organizadores:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF)
    Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva (UNIFAL)
    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC)

    Boa leitura!

  • BoEM
    v. 5 n. 9 (2017)

  • BoEM
    v. 5 n. 8 (2017)

  • BoEM
    v. 4 n. 6 (2016)

  • BoEM
    v. 3 n. 5 (2015)

  • BoEM
    v. 3 n. 4 (2015)

  • BoEM
    v. 2 n. 3 (2014)

  • BoEM
    v. 2 n. 2 (2014)

  • BoEM
    v. 1 n. 1 (2013)