Ensinar área de quadriláteros regulares baseado no modelo de Van Hiele

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) http://orcid.org/0000-0002-9409-6140
  • Ritianne de Fatima Silva de Oliveira SEMEC - Canaã dos Carajás/PA
  • Ademir Brandão Costa SEMEC - Canaã dos Carajás/PA SEDUC/PA
  • Marcelo Franco Leão IFMT UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017018

Resumo

Esse estudo utilizou a metodologia de Van Hiele com os cinco níveis hierárquicos e cinco fases de aprendizagem que devem integrar cada nível. Optou-se pelo cálculo de áreas de quadriláteros regulares devido serem formas geométricas simples e de muitas aplicações. O objetivo foi verificar se essa metodologia favorece a compreensão de áreas de quadriláteros aos 25 estudantes da 4ª etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Municipal de José de Deus Andrade, Canaã dos Carajás/PA. Essa turma possui dispersão significativa em relação à idade, que é um dos fortes argumentos do uso do método de Van Hiele. Foram elaborados o pré-teste e pós-teste aliados à duas intervenções pedagógicas que trabalham a utilização de malhas quadriculadas em papel e embalagens comuns no cotidiano. O intuito foi comparar o nível de compreensão dos estudantes antes e depois do emprego da metodologia. Ocorreu um aumento significativo no número de acertos comparando o pós teste com o pré-teste. Por tais resultados, fica evidente a necessidade de desenvolvermos o ensino de geometria que possibilite aos alunos serem protagonistas e participarem ativamente da construção de seus saberes, em especial os refere ao cálculo de áreas de quadrilátero regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Ritianne de Fatima Silva de Oliveira, SEMEC - Canaã dos Carajás/PA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão(2007), especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLA ,SUPERVISAO E ORIENTAÇÃO pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI(2016), especialização em educação em ciências e matemática pra series iniciais pela Universidade Federal do Pará(2009) e mestrado em Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad de la Integracion de las Americas(2015). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás e PRESTAÇÃO DE SERVIÇO do COLÉGIO ADONAI BATISTA. Tem experiência na área de Matemática.

Ademir Brandão Costa, SEMEC - Canaã dos Carajás/PA SEDUC/PA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2007) e especialização em metodologia do ensino de matemática e física pelo Centro Universitário Internacional(2015). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, Professor da Secretaria Estadual de Educação e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás.

Marcelo Franco Leão, IFMT UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES; Professor EBTT do IFMT Campus Confresa.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo; DE OLIVEIRA, Ritianne de Fatima Silva; COSTA, Ademir Brandão; LEÃO, Marcelo Franco. Ensinar área de quadriláteros regulares baseado no modelo de Van Hiele. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 18–39, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos