Narrativas de futuros professores dos anos iniciais: um olhar para memórias sobre a matemática e contribuições de uma disciplina na formação inicial

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wallace Alves Cabral Universidade Federal de Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017001

Resumo

A formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais tem sido temática frequente nas pesquisas em Educação Matemática a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Assim, temos como objetivos, neste artigo, identificar algumas memórias dos estudantes de um curso de Pedagogia relacionadas à matemática na Educação Básica, bem como refletir sobre possíveis contribuições das disciplinas de matemática desse curso para pensar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, analisamos duas narrativas produzidas por futuros professores dos anos iniciais que cursaram essas disciplinas. Em uma das narrativas eles abordaram memórias relacionadas à matemática durante sua trajetória escolar e em outra discutiram o que pensavam sobre a matemática após as vivências na disciplina I. A análise dos dados evidenciou que, de modo geral, os estudantes são fortemente marcados pelas experiências negativas que tiveram durante a Educação Básica. Além disso, em seus discursos, percebemos influências das atividades e discussões que ocorreram nessa disciplina, o que permitiu para muitos lançar um novo olhar para a matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; CABRAL, Wallace Alves. Narrativas de futuros professores dos anos iniciais: um olhar para memórias sobre a matemática e contribuições de uma disciplina na formação inicial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 1–17, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9433. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos