Imposto de Renda: função contínua? Uma questão de Cálculo tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior

Autores

  • Eliane Bihuna de Azevedo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisandra Bar de Figueiredo Universidade de Estado de Santa Catarina
  • Ivanete Zuchi Siple Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Manuel Baptista Palhares Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017001

Resumo

Um conteúdo que gera debates entre professores e pesquisadores de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é a definição de continuidade de uma função real de variável real. Nesse sentido, este texto apresenta e discute a diferença entre duas definições de continuidade que aparentemente pode ser sutil, porém veremos que não é. Também apresentamos essa discussão numa atividade proposta aos alunos de um Programa de Pós-Graduação de uma instituição pública brasileira no contexto do imposto de renda. A metodologia utilizada para aplicação das atividades foi a Resolução de Problemas. Os resultados oriundos das discussões dessa atividade evidenciam que essas atividades poderão ser utilizadas tanto nas aulas de Matemática do Ensino Médio quanto nas aulas de CDI do Ensino Superior e poderão auxiliar um (futuro) professor de Matemática na percepção das conexões existentes entre os conteúdos estudados no Ensino Superior com os do Ensino Básico, pois muitas vezes esse elo entre esses dois níveis de ensino não é perceptível aos estudantes nem aos professores de CDI.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

BIHUNA DE AZEVEDO, Eliane; BAR DE FIGUEIREDO, Elisandra; ZUCHI SIPLE, Ivanete; PALHARES, Pedro Manuel Baptista. Imposto de Renda: função contínua? Uma questão de Cálculo tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 1–20, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9032. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos