Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a etnomatemática: um ensaio teórico

Autores

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O inter-relacionamento de saberes relacionados com a Educação Financeira e a Etnomatemática é importante para que se possa obter informações relevantes sobre o encontro polissêmico entre essas duas áreas de conhecimento. Uma compreensão aprofundada sobre essas inter-relações pode auxiliar no entendimento de conceitos específicos encontrados nessa polissemia. É importante reconhecer que os pressupostos da Educação Financeira e da Etnomatemática exercem um papel importante no desenvolvimento intelectual, cultural e social da humanidade, pois a matemática pode ser entendida como a espinha dorsal do conhecimento científico, tecnológico e sociológico historicamente desenvolvido. Os conteúdos matemáticos associados com a Educação Financeira podem ser utilizados na formação da cidadania dos alunos, bem como uma das finalidades da Etnomatemática é prepara-los para que possam desenvolver os valores de naturezas diversas, pois têm como objetivo a sua formação integral como cidadãos. Então, existe a necessidade de destacar a composição de ambientes de ensino e aprendizagem que visam educar os alunos, tornando-os cidadãos críticos, transformadores e reflexivos, preparando-os para a tomada de decisões em relação aos problemas que afligem a sociedade moderna.

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Biografia do Autor

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto III

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto III

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a etnomatemática: um ensaio teórico. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 139–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8860. Acesso em: 24 abr. 2024.