Uma experiência vivida com estudantes do ensino médio: reflexões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica

Autores

  • Daniela Mendes Vieira Da Silva
  • Neil da Rocha Canedo Jr Universidade Federal de Juiz de Fora/Membro de grupo de pesquisa
  • Rafael Filipe Novoa Vaz

Resumo

Esse artigo busca compartilhar com a comunidade de educadores matemáticos, algumas reflexões a respeito da Educação Financeira que temos praticado e pesquisado de forma colaborativa no contexto da Educação Básica. Para tanto, relatamos uma experiência desenvolvida com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, na qual puderam refletir a respeito das compras por meio do uso de cartões de crédito, com ênfase na matemática em ação no cálculo dos juros de refinanciamento. Essa atividade serviu de pano de fundo às nossas reflexões, a partir das quais pudemos tanto descortinar possibilidades como considerar incertezas relevantes ao desenvolvimento da Educação Financeira que temos praticado e pesquisado, segundo as preocupações da Educação Matemática Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

DA SILVA, Daniela Mendes Vieira; CANEDO JR, Neil da Rocha; VAZ, Rafael Filipe Novoa. Uma experiência vivida com estudantes do ensino médio: reflexões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 82–100, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8644. Acesso em: 23 abr. 2024.