A Literacia financeira: cenário e perspectivas

Autores

  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O nível de literacia financeira está associado ao desenvolvimento de competências financeiras básicas, essenciais ao cotidiano de todo cidadão. Esse artigo se propõe a destacar algumas ações, iniciativas e pesquisas referentes ao tema educação financeira e literacia financeira, resultantes da análise documental e leituras que fazem parte da pesquisa da dissertação de mestrado das autoras. Nesse sentido, a melhoria na literacia financeira das pessoas exige uma mudança de postura que pode ser alcançada com os conhecimentos viabilizados por meio da educação financeira e alguns aspectos como o conhecimento, atitudes financeiras e comportamento, são fatores determinantes para que isso aconteça. Por fim, a disseminação da literacia financeira é parte de uma educação para a cidadania e o contexto escolar é o meio ideal para uma formação financeira adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná

- Docente de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Foz do Iguaçu.

- Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu.

Tânia Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

- Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Cascavel.

- Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

SOMAVILLA, Adriana Stefanello; BASSOI, Tânia Stella. A Literacia financeira: cenário e perspectivas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 7–22, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8538. Acesso em: 19 abr. 2024.