O que se aprende com imagens matemáticas? Uma experiência na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Edilene Farias Rozal Universidade Federal do Pará
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal do Pará
  • Isaura de Albuquerque Chaves Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos envolvendo aprendizagem através da utilização de imagens matemáticas nas aulas de Matemática destacando percepções, interpretações e observações quanto às imagens aplicadas aos estudantes. Participaram desta pesquisa 16 alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública estadual do município de Bragança – PA. Os dados foram coletados através de imagens matemáticas entregues aos alunos para que escrevessem o que conseguissem observar nas imagens. A pesquisa revela a satisfação dos alunos com a metodologia utilizada e que atividades desta natureza envolvem os alunos ao ponto de nem perceberem passar o tempo da aula. Os resultados obtidos sinalizam que a atividade despertou nos alunos questões de Matemática, de outras áreas do currículo escolar e ainda questões do cotidiano. O aspecto visual das imagens acaba atraindo a atenção do aluno e isto fez com que os alunos acabassem se dedicando mais à atividade, o que nos levou a concluir que os estudantes conseguem fazer associações da Matemática com outras disciplinas e com questões do cotidiano. Esta prática aponta para o sucesso em atividades com enfoques para uma abordagem interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Farias Rozal, Universidade Federal do Pará

É Doutoranda na área de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará- UFPA. É professora Assistente III de Educação Matemática da Faculdade de Matemática, do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará.

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará

É professor Adjunto do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Isaura de Albuquerque Chaves, Universidade Federal do Pará

É professora colaboradora do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2015-12-13

Como Citar

ROZAL, Edilene Farias; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; CHAVES, Isaura de Albuquerque. O que se aprende com imagens matemáticas? Uma experiência na Educação de Jovens e Adultos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 19–50, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/6936. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática