Uma investigação na sala de aula de Matemática da EJA: Matemática Financeira,tecnologias e cidadania

Marco Aurélio Kistemann, Luciano Pecoraro Costa

Resumo


Este artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa em uma sala de aula de matemática. A pesquisa foi desenvolvida num colégio público estadual da cidade de Miguel Pereira (Brasil-Rio de Janeiro) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Embasando-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e em ideias sobre cidadania de Nilson José Machado, foram incorporadas às práticas da sala de aula de matemática ferramentas tecnológicas como meios de promover a inclusão digital, e paralelamente, como instrumentos auxiliadores de tomadas de decisão nas situações de cunho financeiro-econômicas problematizadas. Diante da escassez de materiais atualizados e adequados ao público da EJA, seja no âmbito editorial, quanto por meio de publicações no meio acadêmico, apresentamos como resultado de nossa investigação, um produto educacional com situações-problema, cujo escopo central é o desenvolvimento nos indivíduos-consumidores frequentadores das aulas de materacia financeiro-econômica e da cidadania.


Texto completo:

PDF