Ensino de matemática X alunos surdos: uma equação sem resultados?

Autores

  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará.
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
  • Ivanete Maria Barroso Moreira Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará.

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões sobre o ensino de matemática para alunos surdos, trazendo discussões a partir da filosofia da linguagem. O processo de inclusão se tornou objeto de inúmeros estudos científicos visando a melhor aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Dentre estes, os alunos surdos são vistos como os que tendem a ter maiores dificuldades na aprendizagem da matemática, pois no cenário educacional há a necessidade da presença da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Além do que existem outras línguas e linguagens que participam em meio aos discentes surdos, configurando assim os jogos de linguagem. No ensino de matemática o fato que marca maior dificuldade é a falta de uma proposta de uso mais propícia em relação aos alunos que apresentam surdez. Para este estudo bibliográfico, trazemos autores das áreas em discussão no texto, como Silveira (2014) da educação e linguagem matemática, Quadros e Karnopp (2004) da educação de surdos e Libras e, tendo como ponto central a filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein (1979; 1989).

Palavras-chave: Matemática. Surdos. Dificuldades. Tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará.

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática;Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, Especialista em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS/Língua Portuguesa; Bacharel em Letras/LIBRAS (UFSC); Graduado em Licenciatura em Matemática. Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Atualmente é Professor das Faculdades Integradas Ipiranga e Tradutor/Intérprete de LIBRAS do Grupo Ipiranga Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e Tradução e Interpretação de LIBRAS.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos.

Ivanete Maria Barroso Moreira, Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará.

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Doutora em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPGECEM/REAMEC). Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Ciências, Pedagogia e Educação Especial, atuando nos cursos: Matemática, Pedagogia, Ciências, História, Artes Visuais, Teatro, Dança e Música. Pesquisas atuais se concentram nas áreas: Matemática (Linguagem e Filosofia), Educação Matemática (Ensino e aprendizagem), Educação Especial (Ensino e Aprendizagem de sujeitos surdos e LIBRAS).

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; MOREIRA, Ivanete Maria Barroso. Ensino de matemática X alunos surdos: uma equação sem resultados?. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 66–80, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/6209. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos