A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisele Aparecida Silva Silveira Formanda em Sistemas de Informação pela Faculdade Avantis de Ensino.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

BRUM, Wanderley Pivatto; SILVA SILVEIRA, Gisele Aparecida. A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 30–55, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/4149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos