Lúdico no Ensino de Frações

Autores

  • Deison Teixeira Prevê
  • Cleder Marcos Sheneckemberg
  • Regina Helena Munhoz UDESC

Resumo

Este trabalho descreve a um projeto de ensino elaborado e desenvolvido no decorrer da disciplina de Prática de Ensino de Matemática[1], disciplina esta que faz parte da grade do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Esse projeto aqui apresentado foi elaborado por dois acadêmicos do curso e as Tendências abordadas foram a História da Matemática e Tecnologias da Informação, bem como um Jogo Educativo. Por sua vez o conteúdo matemático abordado foi o de frações. Especificamente sobre a História da Matemática exploramos a História das Frações e no caso das Tecnologias da Informação utilizamos um vídeo (desenho animado). Com relação ao lúdico no processo de ensino aprendizagem, trabalhou-se com os seguintes jogos - “Dominó de Frações” e com o Tangram. Tal projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade Joinville/SC.


[1] A disciplina de Prática de Ensino de uma forma geral tem o objetivo de que os licenciandos elaborarem e desenvolvam um projeto de trabalho envolvendo alguma(s) das Tendências em Educação Matemática e após a realização do mesmo elaborem um artigo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Helena Munhoz, UDESC

Departamento de Matemática - Educação Matemática

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

PREVÊ, Deison Teixeira; SHENECKEMBERG, Cleder Marcos; MUNHOZ, Regina Helena. Lúdico no Ensino de Frações. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 88–99, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3970. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência