Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Autores

  • Esther Bahr Pessôa
  • Valdir Damázio Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo pretende debater o potencial do uso das ideias apresentadas pela Educação Matemática Crítica aliadas ao conceito de materacia visando um ensino de matemática voltado para a atuação cidadã nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tomaremos como base os objetivos apresentados pelos PCNs para o ensino de matemática nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Discutiremos o conceito de materacia, partindo da ideia de letramento, buscando ampliar essa discussão para o contexto da Educação Matemática. Tal discussão se faz importante uma vez que a matemática está presente em muitas nuances da realidade, frequentemente formatando a sociedade. A Educação Matemática Crítica propõe um ensino de matemática que objetiva desenvolver a competência democrática, através do desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para que os objetivos propostos pelos PCNs para os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental sejam alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

PESSÔA, Esther Bahr; JÚNIOR, Valdir Damázio. Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 76–98, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3953. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos