Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns

Autores

  • Walber Christiano Lima da Costa UNIFESSPA
  • Fábio Alexandre Borges UNESPAR
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019132

Resumo

Com o presente artigo, no formato de ensaio teórico, objetiva-se apresentar considerações acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos. Este ensino, muitas vezes, recebe uma desvalorização nas escolas, haja vista que, com o advento das legislações educacionais, foi feita a leitura de que a geometria perdeu o caráter utilitário. Levando em conta o fato de que a surdez é uma experiência visual, partimos do pressuposto de que os surdos podem aprender geometria com maior facilidade com relação a outros conceitos, devido a esse campo ser, comumente, representado de maneira figural. Para este ensaio teórico nos embasamos em pesquisadores da educação de surdos, bem como na filosofia da linguagem de Wittgenstein e de alguns educadores que se filiam aessa filosofia. Analisamos as literaturas que comentam este assunto e buscamos discutir tal temática a partir dos eixos: Ensino de Geometria, Educação de Surdos e Ensino de Geometria para surdos. Como resultados, percebemos que os conteúdos geométricos trazem grandes contribuições para o aprendizado dos surdos e que a omissão desse ensino pode trazer prejuízos no desenvolvimento intelectual desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walber Christiano Lima da Costa, UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Fábio Alexandre Borges, UNESPAR

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Unespar.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, UFPA

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

COSTA, Walber Christiano Lima da; BORGES, Fábio Alexandre; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 132–152, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019132. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/16818. Acesso em: 23 abr. 2024.