Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco

Autores

  • Marcelo de Sousa Oliveira UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019079

Resumo

No campo da educação matemática, o ensino tradicional tem sido alvo de críticas e, em decorrência, tem sido contraposto por uma abordagem de investigação que de acordo com a literatura pode tomar muitas formas, mas que, em grande medida, compartilham a ideia de abordar o ensino da matemática a partir da exploração de uma situação-problema oriunda do cotidiano do aluno ou de outras ciências. Este artigo tem a finalidade de discutir a relação entre a tradição e a inovação no ensino da matemática, tendo como referencial as formulações do filósofo Ludwig Wittgenstein sobre a natureza do conhecimento matemático que serão usadas para subsidiar nossa reflexão e apontar como a atividade de ensino da disciplina poderia articular os aspectos que julgamos fundamentais de serem aprendidos pelo aluno. Os resultados apontam que o ensino de conceitos matemáticos deve considerar tanto o aspecto normativo quanto o aspecto descritivo da matemática e que, por força da natureza do conhecimento matemático, o ensino do aspecto normativo não deve ser negligenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Sousa Oliveira, UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA). Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado na Faculdade de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

OLIVEIRA, Marcelo de Sousa. Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 79–93, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019079. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/16816. Acesso em: 29 mar. 2024.