A linguagem como ação numa perspectiva wittgensteiniana: a comunicação e o desenvolvimento de significados à leitura

Autores

  • Alan Gonçalves Lacerda UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019001

Resumo

Neste artigo, tem-se como objeto de estudo as ações oriundas do subprojeto em Matemática/letramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e visa compreender em que se fundam as práticas leitoras e comunicativas utilizadas pelos alunos de iniciação à docência. A pesquisa, então, pautou-se sobre os referenciais trazidos no âmbito da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein. O estudo aqui arrolado enfatiza as ações de duas alunas do curso de matemática da UFPA/Breves em relação ao desenvolvimento de aulas para o cálculo de áreas e perímetro de figuras planas com o uso do recurso Geoplano. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa. Os resultados corroboram com a concepção de linguagem como ação numa perspectiva wittgensteiniana: (i) o núcleo central da linguagem associa-se as utilizações, relacionados com seu emprego, dependendo de circunstâncias e dos contextos em que são proferidas as palavras; (ii) o significado formula-se na ação, visto o seu funcionamento, emprego efetivo, e seus estados de coisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Gonçalves Lacerda, UFPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFMT. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA, professor da UFPA – Campus de Breves, pertencente à Faculdade de Matemática/FAMAT

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

LACERDA, Alan Gonçalves. A linguagem como ação numa perspectiva wittgensteiniana: a comunicação e o desenvolvimento de significados à leitura. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/16812. Acesso em: 28 mar. 2024.