Produções criativas de matrizes e de transformações geométricas com metodologias ativas

Autores

  • Greiton Toledo de Azevedo Instituto Federal Goiano
  • Marcus Vinicius Maltempi Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019100

Resumo

Nosso objetivo é compreender o processo de aprendizagem de matrizes e suas transformações geométricas: Reflexão, Translação, Escala e Rotação. Norteados pelas Metodologias Ativas de Aprendizagem, a produção de dados foi realizada no curso de Redes em Computadores Integrado ao Ensino Médio, com os alunos do 2º ano do Instituto Federal Goiano, em Ipameri/GO. O cenário formativo de aprendizagem foi criado como lugar para vivenciar experiências em matemática como modo de vida e não como ação mecânica e formalismos, que tendem a minar a forma de pensar, inventar e criar do próprio aluno em relação à aplicação de matrizes e as suas transformações geométricas. Os dados foram produzidos em sala de aula, usando malha quadriculada, GeoGebra e quadro-branco, e foram analisados a partir de elementos do Construcionismo identificados nas atividades mobilizadas. Os resultados obtidos indicam os conhecimentos construídos a partir da mobilização de ideias matemáticas e da produção-argumentação-compreensão do conteúdo de matrizes e transformações, evidenciando a importância da aprendizagem ativa e problematizada-contextual pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greiton Toledo de Azevedo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Matemática e especialização em Educação Matemática com ênfase em Matemática Computacional pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás IME/UFG. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Doutorando em Educação Matemática pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. Professor efetivo do Instituto Federal Goiano. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM da Unesp. Escritor de livros paradidáticos de matemática para a coleção Hora do Pensar - ONG Gaia - Trilha das Letras. Coordena projetos de pesquisas e extensão no IF-Goiano. Em 2016, conquistou o Prêmio Nacional Educador Nota 10 pela Fundação Victor Civita em parceria com a Revista Nova Escola e Rede Globo. Em 2017, conquistou o Prêmio Internacional (Desafio de Aprendizagem Criativa) pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT e Fundação Lemann. Em 2018, recebeu o prêmio Paulo Freire pelo júri popular pelo trabalho desenvolvido de matemática e robótica na Educação Básica para o tratamento da doença de Parkinson. Em 2019, estudou em Londres/Inglaterra pelo programa de intercâmbio cultural. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e pesquisas referentes ao processo de ensino e aprendizagem de matemática, pensamento computacional e aprendizagem criativa em matemática, construção de jogos digitais e dispositivos de robótica.

Marcus Vinicius Maltempi, Unesp

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (1991), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1995), doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP (2000), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá), pós-doutorado pela Universidade de Londres (2009), Inglaterra, e Livre Docência pela UNESP. Atualmente é Professor Associado III da UNESP de Rio Claro e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (06/2013 a 04/2017). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e da InFor - Inovação e Formação. Possui projetos em andamento com financiamento de agências de fomento (CAPES e FAPESP). Tem experiência na área de Informática na Educação, iniciada com o Mestrado em 1992, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis. (fevereiro de 2019)

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

DE AZEVEDO, Greiton Toledo; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Produções criativas de matrizes e de transformações geométricas com metodologias ativas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 100–119, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019100. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/15321. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos