Os significados do número racional na formação continuada de professores de Matemática

Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli

Resumo


Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo compreender como o professor de Matemática (re)configura os diferentes significados do número racional a partir da formação continuada. Para tal, utilizou-se o Interacionismo Sociodiscursivo como aporte teórico-metodológico e analítico o qual permitiu, inicialmente, a identificação dos conteúdos tematizados em quatro encontros de formação continuada. As participantes da pesquisa são seis professoras de Matemática da Educação Básica. Os dados empíricos são constituídos a partir de audiogravação e transcrição dos encontros de formação. Os resultados assinalam que o professor de Matemática (re)configura os diferentes significados do número racional durante as interações discursivas estabelecidas no grupo:  nas discussões e dúvidas apresentadas durante a resolução dos problemas propostos e nos conflitos estabelecidos na relação das professoras com  esse instrumento simbólico o que potencializou reflexões sobre o agir docente e novas formas de (re)organizar o seu trabalho.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X07132019039