Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018128

Resumo

O presente artigo aborda discussões sobre o uso de instrumentos históricos matemáticos e sua implicação na construção da interface entre a história e o ensino de matemática, tendo como objetivo elencar elementos dessa construção por meio do levantamento dos trabalhos publicados por membros do GPEHM no período de 2016 a 2018, tendo em vista que a partir de 2016 este grupo iniciou suas produções com foco na construção de interface com viés historiográfico atualizado.  Nesse universo, foram selecionados os trabalhos que abordam o uso dos instrumentos matemáticos, com aporte de textos históricos originais. Para fins de análise foram estabelecidas categorias de classificação para as produções:  ensaios teóricos, instrumentos matemáticos usados em cálculo numérico ou de medidas e instrumentos náuticos ou astronômicos. A partir disso foram elencados os elementos da construção de interface contida e a historiografia adotada, indicando que em nenhum dos trabalhos consta todo o processo de interface, mas mostra que o GPEHM tem realizado experiências nesse sentido no sentido de consolidar propostas que aproximam a história da matemática da prática didática e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suziê Maria Albuquerque, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ (IFCE)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica.

Francisco Wagner Soares Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Eugeniano Brito Martins, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe. Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Planejamento Educacional (UVA-CE). Graduado em Estatística (UFC), Licenciado em Matemática (UECE), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, Campus Fortaleza. Pesquisando em História da Matemática, Fontes Históricas, Instrumentos e artefatos históricos; na formação de professores e no Ensino de Matemática. Orientador de Bolsistas PIBIC e PIBIC-Jr. Coordenando o Projeto de Extensão de Feira de Matemática em Jaguaribe.b

Ana Carolina Costa Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Coordenadora Local do XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ALBUQUERQUE, Suziê Maria; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 128–144, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018128. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/13367. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos