Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o Geogebra no 6º ano do ensino fundamental

Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali

Resumo


Este trabalho buscou investigar de que forma o software GeoGebra pode contribuir na construção de conceitos de perímetro e área por estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede particular de Porto Alegre. Tem como referencial as teorias Construcionista, de Papert e da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Este artigo está dividido em quatro etapas: verificação em livros didáticos a respeito do assunto de área e perímetro; caracterização do grupo pesquisado e delimitação de seus conhecimentos prévios; aplicação de seis atividades referentes ao estudo de geometria no software GeoGebra e questionário final, analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente na compreensão de perímetro e área sob a perspectiva da teoria construcionista. A análise dos resultados revelou que a utilização desse software auxiliou na aprendizagem de maneira significativa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06122018001