Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o Geogebra no 6º ano do ensino fundamental

Autores

  • Clarissa Coragem Ballejo
  • Lori Viali

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018001

Resumo

Este trabalho buscou investigar de que forma o software GeoGebra pode contribuir na construção de conceitos de perímetro e área por estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede particular de Porto Alegre. Tem como referencial as teorias Construcionista, de Papert e da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Este artigo está dividido em quatro etapas: verificação em livros didáticos a respeito do assunto de área e perímetro; caracterização do grupo pesquisado e delimitação de seus conhecimentos prévios; aplicação de seis atividades referentes ao estudo de geometria no software GeoGebra e questionário final, analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente na compreensão de perímetro e área sob a perspectiva da teoria construcionista. A análise dos resultados revelou que a utilização desse software auxiliou na aprendizagem de maneira significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

BALLEJO, Clarissa Coragem; VIALI, Lori. Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o Geogebra no 6º ano do ensino fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 1–20, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/13269. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos