Etnomatemática na formação do professor de matemática: uma experiência construída no âmbito do PIBID

Autores

  • Lucélida de Fátima Maia da COSTA Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Gênneton Reis Lopes Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Glefini Elias Glória Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Kitéria Costa Brito Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018075

Resumo

Nesse texto apresentamos um relato de uma experiência construída no desenvolvimento de uma atividade prática no âmbito de um subprojeto do PIBID, denominado Matemática em Foco. O direcionamento dado à atividade, desde seu planejamento até sua efetivação em sala de aula, foi fundamentado nos princípios da Etnomatemática como tendência da Educação Matemática e teve duração de seis horas. Participaram da atividade uma coordenadora de área, três bolsistas e doze alunos selecionados pelo professor da turma por apresentarem dificuldade no trabalho com progressão aritmética. A atividade foi desenvolvida em uma escola estadual localizada em um bairro periférico da cidade de Parintins-AM. Os resultados obtidos nos permitem dizer que A Etnomatemática, na formação de professores, contribui para o alargamento da visão que construímos de matemática podendo ser entendida como uma janela cultural para olharmos a matemática e pensarmos a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da COSTA, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Dra. Em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Mestre em Estudos Amazônicos (Universidade Nacional da Colômbia - UNAL).

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; LOPES, Gênneton Reis; GLÓRIA, Glefini Elias; BRITO, Kitéria Costa. Etnomatemática na formação do professor de matemática: uma experiência construída no âmbito do PIBID. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 75–93, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018075. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/13030. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos