Etnomatemática na formação do professor de matemática: uma experiência construída no âmbito do PIBID

Lucélida de Fátima Maia da COSTA, Gênneton Reis Lopes, Glefini Elias Glória, Kitéria Costa Brito

Resumo


Nesse texto apresentamos um relato de uma experiência construída no desenvolvimento de uma atividade prática no âmbito de um subprojeto do PIBID, denominado Matemática em Foco. O direcionamento dado à atividade, desde seu planejamento até sua efetivação em sala de aula, foi fundamentado nos princípios da Etnomatemática como tendência da Educação Matemática e teve duração de seis horas. Participaram da atividade uma coordenadora de área, três bolsistas e doze alunos selecionados pelo professor da turma por apresentarem dificuldade no trabalho com progressão aritmética. A atividade foi desenvolvida em uma escola estadual localizada em um bairro periférico da cidade de Parintins-AM. Os resultados obtidos nos permitem dizer que A Etnomatemática, na formação de professores, contribui para o alargamento da visão que construímos de matemática podendo ser entendida como uma janela cultural para olharmos a matemática e pensarmos a prática docente.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06122018075