Produtos educacionais voltados para a matemática no dia-a-dia: “Geocampo” e “Matemática nas profissões”

Autores

  • Viviane Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elisa Fonseca Sena Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Erenilda Severina da Conceição Albuquerque Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018276

Resumo

Neste artigo iremos descrever os produtos educacionais “Geocampo” e “Matemática nas profissões”, resultantes do projeto de extensão “Sem mais nem menos” do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cujo objetivo foi investigar onde os alunos das turmas de sextos e sétimos anos de uma escola municipal de Maceió viam a Matemática no cotidiano. O projeto foi iniciado com a aplicação de um questionário com o qual se pretendia responder onde a Matemática era vista pelos alunos. De posse desse levantamento, foi criado um jogo envolvendo a geometria no campo de futebol e, em seguida, um livro de atividades explorando a Matemática presente em algumas profissões. Além de motivar os alunos, o objetivo foi desfazer a ideia de que a Matemática é apenas números e que é vista apenas na escola. 

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Biografia do Autor

Viviane Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Matemática - UFAL

Aréas de pesquisa: História da Matemática e Educação Matemática

Elisa Fonseca Sena Silva, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Matemática - UFAL

Área de pesquisa: Educação Matemática

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas

Área de pesquisa: Educação Matemática

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

SANTOS, Viviane Oliveira; SILVA, Elisa Fonseca Sena; ALBUQUERQUE, Erenilda Severina da Conceição. Produtos educacionais voltados para a matemática no dia-a-dia: “Geocampo” e “Matemática nas profissões”. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 276–293, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018276. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11910. Acesso em: 18 mar. 2024.