Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: Ação!: Um produto educacional para o “Dessilenciamento”

Marco Aurélio Kistemann Jr., Luiza Harab da Silva Rosa

Resumo


Neste artigo apresentamos um produto educacional, resultante de uma pesquisa de mestrado profissional que envolveu o uso do cinema na sala de aula de ensino superior. Os sujeitos participantes da pesquisa eram licenciandos em Matemática e o objetivo geral foi proporcionar sessões fílmicas para convidar os participantes a argumentarem, a partir das imagens exibidas. Como resultado da pesquisa foi criado um produto educacional que apresenta sugestões de filmes, possibilitando aos professores abordar temas ligados ao cotidiano escolar e ligados ao cotidiano docente e discente. O produto ainda objetiva convidar os participantes, professores em formação permanente a “dessilenciarem-se”, ou seja, a exercitar múltiplos olhares e argumentarem sobre o que assistiram nas sessões fílmicas. A relevância do produto encontra-se na possibilidade de “dar voz” aos estudantes que se tornarão professores, abrindo novas possibilidade de reflexão e criticidade acerca de temas que compõem a realidade docente, mas que ainda são pouco explorados na formação de professores. Para entendermos como as imagens são capazes de motivar um telespectador a “dessilenciar-se”, nos baseamos em pesquisadores como Rosália Duarte, Adriana Fresquet, Miguel Arroyo e Marcos Napolitano.  


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06112018078