Objetos de Aprendizagem de Matemática para o ensino médio e educação profissional técnica

Dimas Felipe de Miranda, João Bosco Laudares, Lana Paula Ricotta Nery, Tânia Fernandes Bogutchi, Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães

Resumo


Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa em informática educativa com a criação de Objetos de Aprendizagem - OA de Matemática para o ensino médio e técnico profissional. Foi desenvolvido um projeto de investigação, financiado por um órgão de fomento, em trabalho cooperativo com os pesquisadores de um mestrado profissional em ensino de ciências e matemática e professores do ensino técnico de várias instituições federais de educação. Os OA são constituídos por atividades relativas aos conteúdos do ensino médio e aplicações na área técnica em eletricidade, química, mecânica, entre outras. Foram utilizados softwares da geometria dinâmica, principalmente o GeoGebra, e aplicativos computacionais que permitem dar movimento às figuras e gráficos de modo a contribuir com uma melhor visualização. Os OA são produtos educacionais que estão presentes nas dissertações dos mestres envolvidos nas pesquisas e armazenados num repositório, com acesso livre.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018165