A concepção de um Produto Educacional: do desenvolvimento de atividades em sala de aula à construção de um Blog de Modelagem Matemática

Autores

  • Elenice Josefa Kolancko Setti Instituto Federal do Paraná
  • Rodolfo Eduardo Vertuan Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018021

Resumo

Este artigo tem a pretensão de apresentar o Produto Educacional fruto de uma dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. A partir da questão de pesquisa que visou investigar quais as contribuições de um trabalho interdisciplinar com Modelagem Matemática no que diz respeito à ressignificação de conceitos matemáticos e à aprendizagem de novos conceitos, desenvolvemos três atividades de Modelagem Matemática com alunos do primeiro ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Em seguida, construímos um Blog de Modelagem Matemática para disponibilizar as atividades de Modelagem desenvolvidas e alguns textos sobre Modelagem e Interdisciplinaridade com o objetivo de proporcionar ao professor da Educação Básica um local onde possa tirar dúvidas, amadurecer ideias e compartilhar suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Josefa Kolancko Setti, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Licenciada em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paranaense - Unipar (2006). Possui especialização em Ensino de Matemática e Física pela Unipar (2008), Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Univale (2011) e Especialização em Educação do Campo pela Univale (2012). Docente efetiva EBTT do Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM), na linha de pesquisa de Modelagem Matemática.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015, e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela mesma universidade. Atua como coordenador de gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UTFPR e como coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Too). É diretor da regional Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM-PR, desde 2013. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente em Modelagem Matemática, Metacognição e Mediação Semiótica.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

KOLANCKO SETTI, Elenice Josefa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. A concepção de um Produto Educacional: do desenvolvimento de atividades em sala de aula à construção de um Blog de Modelagem Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 21–39, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11873. Acesso em: 28 mar. 2024.