O ensino do corpo dos números racionais na Licenciatura em Matemática: explorando o processo de construção de um conjunto de tarefas

Autores

  • Henrique Rizek Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina http://orcid.org/0000-0002-9660-7303
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018098

Resumo

A preocupação em desenvolver produtos educacionais no contexto da Educação Matemática não precisa se restringir a programas de mestrados profissionais apenas, mas pode, também, se expandir a outros pesquisadores, como é o caso deste trabalho fruto de um doutorado acadêmico. Neste artigo, temos como objetivo apresentar e discutir o processo de construção de um produto educacional, um conjunto de tarefas, para o ensino do corpo dos números racionais em cursos de formação inicial de professores. A elaboração do produto educacional se deu com base em dados oriundos de livros didáticos, pesquisas acadêmicas e entrevistas com professores tanto da Educação Básica como professores formadores. Ao apresentar o processo de construção das tarefas, explicitando conflitos e comparações entre os modos de significar os números racionais na Matemática Escolar e os modos de significar os números racionais na Matemática Acadêmica, estamos propondo um modelo plausível para se repensar a formação matemática do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

ELIAS, Henrique Rizek; RIBEIRO, Alessandro Jacques; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. O ensino do corpo dos números racionais na Licenciatura em Matemática: explorando o processo de construção de um conjunto de tarefas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 98–118, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018098. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11871. Acesso em: 19 abr. 2024.