Ensinando perímetro e área de figuras geométricas planas usando o software Geogebra

Autores

  • Esmênia Furtado Parreira Ferreira Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Liamara Scortegagna Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF http://orcid.org/0000-0001-6825-4945

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018001

Resumo

Neste artigo apresentamos o Produto Educacional “Ensinando perímetro e área de figuras geométricas planas usando o software Geogebra”, resultado da pesquisa de mestrado em Educação Matemática, cuja temática relaciona-se ao uso de Tecnologias Digitais (TD) como instrumento para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se de um conjunto de atividades e orientações para os professores do Ensino Fundamental - Anos Finais, cujo objetivo é estimular a integração de TD, em específico do software GeoGebra, ao ensino e aprendizagem da Geometria, com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. A sequência didática de atividades aqui apresentada, refere-se à etapa de experimentação da pesquisa a qual foi validada com alunos 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal. A pesquisa está respaldada nos pressupostos teóricos da Engenharia Didática e na Teoria Antropológica do Didático. Vale ressaltar que há muitos desafios a serem vencidos quanto à integração de TD ao ensino, porém, tal integração pode promover mudanças nas formas de ensinar e aprender, e foi notória a eficácia do GeoGebra na potencialização do estudo em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esmênia Furtado Parreira Ferreira, Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Além Paraíba Faculdade de Filosofia, Ciências e Let (1994). Atualmente é professor regente de matemática da Prefeitura de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado (UnC) (1998;2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como nos Mestrados Profissionais em Educação Matemática (PPGEM) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

FERREIRA, Esmênia Furtado Parreira; SCORTEGAGNA, Liamara. Ensinando perímetro e área de figuras geométricas planas usando o software Geogebra. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11869. Acesso em: 20 abr. 2024.