Ladrilhamentos e Educação Matemática

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Vinícius Gabriel Silva Nogueira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Andréia do Carmo de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018123

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir um produto educacional denominado Ladrilhamento e Educação Matemática, construído, inicialmente, para uma atividade de formação continuada, proposta pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG, envolvendo perímetros, áreas, localização dos números racionais na reta e composição artística. O processo de criação e teorização sobre o produto levantou tantas possibilidades que vimos sua potencialidade em abordar outros temas como combinatória, frações, transformações geométricas e números irracionais. Tendo em vista que a criação e utilização de produtos educacionais, envolvem modos de ver e conceber a Educação Matemática, nossa produção foi pautada, principalmente, nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos, com foco na produção de significados e na utilização de recursos didáticos com base em cenários de investigação. Deste ponto de vista, um produto educacional não se trata de um fim educacional, mas de um meio para que a intenção didática de um professor possa ser atendida de forma a produzir conhecimentos em salas de aula de matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Matemática/Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Educação pela UNICAMP e mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro.

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Matemática/Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutor e Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro.

Vinícius Gabriel Silva Nogueira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Discente do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).

Andréia do Carmo de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Discente do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

JULIO, Rejane Siqueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; NOGUEIRA, Vinícius Gabriel Silva; OLIVEIRA, Andréia do Carmo de. Ladrilhamentos e Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 123–144, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018123. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11821. Acesso em: 19 mar. 2024.