Chamada para edição temática: Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein

Chamada para edição temática:

Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein 

O BoEM organizará uma edição temática sobre o tema Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein, com previsão de publicação em dezembro de 2019. Convidamos a comunidade acadêmica a participar do processo de avaliação de textos, submetendo artigos sobre o tema proposto.

Os estudos em Linguagem Matemática avançaram a partir de pesquisas no século XXI, com trabalhos que versam sobre reflexões a respeito do ensino e da aprendizagem dessa disciplina, pelo viés da linguagem. Por outro lado, os estudos pautados na perspectiva do filósofo Ludwig Wittgenstein, em particular, se constituem como contribuição tanto para o campo de pesquisa na Educação Matemática, quanto para o ensino de Matemática, versando sobre temas como: tradução de textos matemáticos em situações de aprendizagem, o aprendizado de regras matemáticas, jogos de linguagem em sala de aula, a terapia filosófica wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos educacionais, entre outros.

 

Editores convidados:

Profa Dr.ª Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA)

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa (UNIFESSPA)

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva (UFPA)

Editora do BoEM responsável pela publicação temática:

Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC) 

 

Envio dos artigos para:

edicaolinguagem@gmail.com

(não serão considerados arquivos enviados por outros meios)

 

Datas importantes:

Até 15/09/2019: envio dos artigos

Até 11/11/2019: comunicação da aceitação dos artigos submetidos

Até 15/12/2019: previsão de publicação

 

Condições para submissão:

  • O artigo deve seguir, rigorosamente, as normas de formato do BoEM: https://drive.google.com/file/d/0B3p7tnWT-n3DRzlGTl9JcmxyMFE/view
  • O artigo deve ser original e inédito (não pode ter sido publicado em outra revista ou em anais de evento). Não deve estar em processo de avaliação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção “propriedades no Word”, garantindo desta forma o sigilo.
  • Devem ser observados os princípios de ética na pesquisa.
  • Não deve haver indícios de plágio e/ou de autoplágio.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Todos os artigos enviados que respeitarem as normas e condições expressas anteriormente serão submetidos à apreciação do Comitê Editorial do BoEM e dos editores convidados, sujeitos à revisão cega. No entanto, aos organizadores, reserva-se o direito de tomarem as decisões finais quanto à publicação.