A formação do professor frente à Educação Inclusiva de pessoas com deficiência

Autores

  • Silas Moura Repolho
  • Crislaidy Oliveira Pereira
  • Raquel Muniz dos Santos Palheta

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência, Políticas Públicas, Formação Continuada,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre possíveis soluções diante dos medos, anseios e obstáculos enfrentados pelos professores frente à inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação de estratégias que o educador pode utilizar em sua formação a fim de tornar-se um profissional qualificado para atender as expectativas de aprendizagem de pessoas com deficiência. No âmbito da educação inclusiva o professor se encontra na tensão e angústia do saber teórico e prático diante da inclusão de alunos deficientes, pois a pessoa com deficiência tem habilidades e limitações as quais uma formação continuada leva o docente a ter outro olhar diante de tal inquietação. Os resultados apontam para a necessidade da implementação de políticas públicas promovendo a formação continuada para o profissional da educação levando–o a compreender a importância do conhecimento a ser adquirido e promover um ensino digno e igualitário, possibilitando ao educando habilidades e competências, respeitando seus limites individuais. 

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

REPOLHO, Silas Moura; PEREIRA, Crislaidy Oliveira; PALHETA, Raquel Muniz dos Santos. A formação do professor frente à Educação Inclusiva de pessoas com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 034–056, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11641. Acesso em: 28 mar. 2024.