O ensino da música e uma jovem com Síndrome de Down: resultados de um projeto de investigação-ação

Autores

  • José Alberto Silva Rocha Centro de Arte Musical - Escola de Música - Figueiró - Paços de Ferreira - Portugal
  • Estrela da Conceição Nogueira Paulo IESF | Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda. Portugal
  • António José Pacheco Ribeiro Conservatório do Vale do Sousa - Lousada; Universidade do Minho - Instituto de Educação - CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, Braga, Portugal) http://orcid.org/0000-0003-3413-8473

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Ritmo, Música, Batimentos Corporais, Instrumento Musical.

Resumo

O presente artigo resulta de um projeto de investigação levado a cabo numa Escola de Música em Portugal, e incidiu numa jovem com Síndrome de Down/Trissomia 21. Este trabalho partiu da seguinte questão: a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação produz efeitos nos resultados de aprendizagem na Educação Musical? Neste sentido, formularam-se duas hipóteses: (i) a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação não produz efeitos nos resultados de aprendizagem ao nível da Educação Musical; (ii) a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação produz efeitos nos resultados de aprendizagem ao nível da Educação Musical. A opção metodológica para desenvolver esta pesquisa, situou-se na estratégia de Investigação-Ação com relevo para Estudo de Caso hipotético-dedutivo, com objetivo exploratório, de natureza qualitativa; os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: observação participante e registo vídeo. Após a intervenção, os resultados apontam para a confirmação da segunda hipótese. De facto, concluiu-se que as estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas recorrendo à imitação produziram resultados positivos, tanto ao nível de batimentos corporais, como ao nível do instrumento musical, sendo a aluna capaz de interpretar com sucesso os padrões rítmicos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António José Pacheco Ribeiro, Conservatório do Vale do Sousa - Lousada; Universidade do Minho - Instituto de Educação - CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, Braga, Portugal)

Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física. Área Ensino de Música; Educação Musical.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

ROCHA, José Alberto Silva; PAULO, Estrela da Conceição Nogueira; RIBEIRO, António José Pacheco. O ensino da música e uma jovem com Síndrome de Down: resultados de um projeto de investigação-ação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 134–156, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10271. Acesso em: 19 abr. 2024.