Atividade alelopática de Nerium Oleander L. e Dieffenbachia picta schott em sementes de Lactuca Sativa L. e Bidens pilosa L.

Autores

  • Clairomar Emílio Flores Hoffmann
  • Luiz Augusto Salles das Neves
  • Cristiane Freitas Bastos
  • Gabriel da Luz Wallau

Palavras-chave:

alelopatia, extratos aquosos, germinação, IVG, biomassa.

Resumo

Extratos aquosos de folhas verdes de Nerium oleander L. Dieffenbachia picta nas concentrações 0; 0,0625; 0,125 e 0,25 mg/mL foram preparados com o objetivo de determinar o potencial alelopático dessas espécies utilizadas como plantas ornamentais, sobre sementes de Lactuca sativa (planta-teste) e Bidens pilosa L. O experimento foi conduzido durante o mês de janeiro de 2007, no Laboratório de Genética da Universidade Federal de Santa Maria. Foram avaliados a primeira contagem da germinação (PCG), germinação (G), o índice de velocidade de germinação (IVG), os comprimentos das raízes e da parte aérea e a biomassa fresca (MF). Ambas as espécies mostraram tendência a reduzirem os parâmetros morfológicos analisados a partir da concentração de 0,125 mg/mL, sendo que as sementes de Bidens pilosa L. foram mais sensíveis que às de alface. O IVG foi a variável que mostrou maior redução com o aumento da concentração dos extratos. A MF das plântulas de alface e Bidens pilosa L. foram reduzidas a partir da concentração de 0,0625 mg/mL. Ambos extratos mostraram atividade potencialmente alelopática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

HOFFMANN, Clairomar Emílio Flores; NEVES, Luiz Augusto Salles das; BASTOS, Cristiane Freitas; WALLAU, Gabriel da Luz. Atividade alelopática de Nerium Oleander L. e Dieffenbachia picta schott em sementes de Lactuca Sativa L. e Bidens pilosa L. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 6, n. 1, p. 11–21, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5353. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados