Preparados homeopáticos no controle de Thrips tabaci Lind (Thysanoptera: Thripidae) em sistema orgânico de cultivo de cebola

Autores

  • Paulo Antonio de Souza Gonçalves

Palavras-chave:

inseto, agricultuta orgânica, agroecologia, homeopatia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de preparados homeopáticos no controle de tripes, Thrips tabaci Lind. (Thysanoptera: Thripidae), em sistema orgânico de cultivo de cebola. O trabalho foi realizado em Ituporanga, SC, durante os anos de 2003, 2004 e 2006. Os tratamentos foram: 3CH e 30CH de losna (Artemisia verlotorum), 30CH de tártaro emético industrial, 3CH e 30CH de calda bordalesa 5%, 30CH de calda sulfocálcica 5%, 8CH e 32CH de Staphisagria, 3CH de calda sulfocálcica 5%, 3CH de Bioalho®, 3CH de superfosfato triplo, 3CH de extrato de folha de nim, 3CH de extrato de nabo forrageiro, 3CH de calcário de concha, 3CH de terra de diatomácea, 3CH de enxofre, 3CH de planta danificada por tripes, T. tabaci e míldio, Peronospora destructor, 3CH de fosfato natural, 3CH de nitrato de amônio, 3CH de NPK 5-20-10, 3CH de sulfato de ferro. Os tratamentos não diferiram significativamente quanto à incidência do inseto, à produtividade e à massa média de bulbos. A porcentagem de eficiência foi baixa e variou de 0% a 13,6%. A correlação entre a incidência de tripés, produtividade e massa média de bulbos não foi significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GONÇALVES, Paulo Antonio de Souza. Preparados homeopáticos no controle de Thrips tabaci Lind (Thysanoptera: Thripidae) em sistema orgânico de cultivo de cebola. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 6, n. 1, p. 22–28, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5351. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)