Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

Márcia Regina Pfuetzenreiter, Arden Zylbersztajn

Resumo


Este trabalho teve como propósito discutir o ensino de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública por meio das percepções de estudantes, professores e médicos veterinários. O referencial teórico segue a epistemologia de L. Fleck, estabelecendo-se a relação entre a categoria epistemológica “estilo de pensamento” e os campos de atuação da Medicina Veterinária. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, calouros e formandos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina, e também com médicos veterinários que atuam na região, objetivando a verificação das concepções e percepções com relação à Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. A análise dos dados indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro do curso, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado, em relação aos outros estilos presentes na profissão. Sugere-se que na educação veterinária todos os estilos de pensamento recebam igual ênfase, não devendo haver predominância de um determinado tipo de estilo sobre os demais. O estímulo ao pensamento interdisciplinar nos cursos auxiliaria os alunos a se conscientizarem da importância de todas as áreas na atuação profissional. Para o campo da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, recomenda-se a elaboração de um plano de ensino que proporcione aos estudantes a aquisição de conhecimentos e experiências de aprendizado que auxiliem na resolução dos problemas de saúde das comunidades.

Palavras-chave


educação veterinária, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública.

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Revista de Ciências Agroveterinárias (Rev. Ciênc. Agrovet.), Lages, SC, Brasil        ISSN 2238-1171