Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

Autores

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter
  • Arden Zylbersztajn

Palavras-chave:

educação veterinária, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública.

Resumo

Este trabalho teve como propósito discutir o ensino de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública por meio das percepções de estudantes, professores e médicos veterinários. O referencial teórico segue a epistemologia de L. Fleck, estabelecendo-se a relação entre a categoria epistemológica “estilo de pensamento” e os campos de atuação da Medicina Veterinária. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, calouros e formandos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina, e também com médicos veterinários que atuam na região, objetivando a verificação das concepções e percepções com relação à Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. A análise dos dados indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro do curso, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado, em relação aos outros estilos presentes na profissão. Sugere-se que na educação veterinária todos os estilos de pensamento recebam igual ênfase, não devendo haver predominância de um determinado tipo de estilo sobre os demais. O estímulo ao pensamento interdisciplinar nos cursos auxiliaria os alunos a se conscientizarem da importância de todas as áreas na atuação profissional. Para o campo da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, recomenda-se a elaboração de um plano de ensino que proporcione aos estudantes a aquisição de conhecimentos e experiências de aprendizado que auxiliem na resolução dos problemas de saúde das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PFUETZENREITER, Márcia Regina; ZYLBERSZTAJN, Arden. Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 7, n. 1, p. 75–84, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5337. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica