Análise da presença de micotoxinas em rações para suínos e seus possíveis efeitos na qualidade do sêmen em uma propriedade rural de Santa Catarina

Autores

  • Janaína Nones
  • Jader Nones
  • Vildes Maria Scussel

Palavras-chave:

Reprodução, Ração, Micotoxinas, Sêmen, Suíno.

Resumo

A presença de micotoxinas em alimentos para suínos pode desencadear sérios problemas. Além de influenciar na qualidade e quantidade do sêmen produzido, pode também causar a perda de peso, assim como alterações no sistema imunológico e reprodutivo. Este estudo relata uma avaliação dos parâmetros reprodutivos de machos suínos ao longo dos anos de 2010 a 2011, em uma pequena propriedade rural localizada em Santa Catarina, Brasil, buscando correlacionar estes dados com a possível contaminação das dietas de suínos por diferentes micotoxinas. Do total de 12 amostras coletadas entre agosto de 2010 a fevereiro de 2011, 58,3% estavam contaminadas por fumonisinas (FBs). Apenas uma amostra de ração estava contaminada por zearalenona (ZON) (64,10 μg kg-1). Nenhuma contaminação foi detectada para aflatoxina (AFLs), ocratoxina (OTA) e esterigmatocistina (EST). Foram coletadas 75 amostras de sêmen suíno e analisadas em relação aos parâmetros reprodutivos (motilidade, volume e densidade espermática). Os resultados foram correlacionados com os níveis de micotoxinas da ração fornecida aos reprodutores. Apesar dos níveis de contaminação encontrados nas rações (FBs e ZON), não foi observado neste estudo variações significativa na motilidade, volume ou densidade espermática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

NONES, Janaína; NONES, Jader; SCUSSEL, Vildes Maria. Análise da presença de micotoxinas em rações para suínos e seus possíveis efeitos na qualidade do sêmen em uma propriedade rural de Santa Catarina. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 13, n. 1, p. 7–13, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5168. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Animais e Produtos Derivados