Quebra da dormência de macieiras ‘Daiane’ pelo uso do tidiazurom

Autores

  • Mariuccia Schlichting De Martin Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • José Luiz Petri Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Cristhian Leonardo Fenili UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Gentil Carneiro Gabardo UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711622017081

Palavras-chave:

Malus domestica, indutores de brotação, cianamida hidrogenada, óleo mineral, nitrato de cálcio.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de tidiazurom (TDZ) combinados com óleo mineral (OM) ou nitrato de cálcio na fenologia, indução da brotação e produção de frutos em macieira ‘Daiane’. O experimento foi conduzido no município de Caçador, SC, durante os ciclos 2013/2014 e 2014/2015. Os tratamentos avaliados foram: testemunha; TDZ 250 mg L-1 + OM 3,5%; TDZ 125 mg L-1 + OM 3,5%; TDZ 250 mg L-1 + nitrato de cálcio 5%; cianamida hidrogenada (CH) 0,7% + OM 3,5%. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis repetições. A aplicação de indutores de brotação reduziu o período de florescimento na safra 2013/2014, ocasionando ainda maior brotação de gemas axilares em relação à testemunha, para as duas safras avaliadas. O TDZ + OM foi mais eficiente na brotação de gemas axilares comparativamente aos demais tratamentos. O TDZ + OM e a CH + OM apresentaram efeito similar na brotação de gemas terminais, sendo superiores à aplicação de TDZ + nitrato de Ca. No ciclo 2013/2014, a testemunha e os tratamentos TDZ 250 mg L-1 + OM e CH + OM apresentaram produção de frutos semelhantes, com maiores valores em comparação aos demais tratamentos. Para a safra 2014/2015, a massa média de frutos foi superior nas plantas submetidas às aplicações de TDZ 250 mg L-1 + OM e CH + OM. O TDZ, em combinação com o OM, é eficiente na indução da brotação de macieiras ‘Daiane’, constituindo uma alternativa viável à aplicação de CH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariuccia Schlichting De Martin, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Possui Graduação em Agronomia (2011), Mestrado (2013) e Doutorado em Produção Vegetal (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal e Tecnologia em Pós-colheita, com ênfase nos temas qualidade de fruteiras de clima temperado, armazenamento de frutos, nutrição mineral e manejo de doenças pós-colheita. Atualmente é pesquisadora na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). 

José Luiz Petri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1969) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1976). Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia em fruticultura de clima temperado, atuando principalmente nos seguintes temas: malus domestica, dormência, adaptação, macieira , polinização e reguladores de crescimento.

Cristhian Leonardo Fenili, UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Acadêmico de Agronomia na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e bolsista de iniciação cientifica CNPq da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Gentil Carneiro Gabardo, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2011) e mestrado em Produção Vegetal, na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Lages-SC (2015). Atualmente é aluno de pós graduação a nível de doutorado em Produção Vegetal, na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Lages-SC. Tem experiência na área de Agronomia, em Melhoramento Genético e Fitotecnia, em pomaceas. Foi bolsista individual de fomento cientifico e tecnológico (CNPq), vinculado ao projeto ?REDE DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A MODERNIZAÇÃO DO SETOR DA MAÇÃ NO SUL DO BRASIL ? REDEMAÇÃ?, atuando juntamente ao setor de fitotecnia da EPAGRI/Estação Experimental de Caçador.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

DE MARTIN, Mariuccia Schlichting; PETRI, José Luiz; FENILI, Cristhian Leonardo; GABARDO, Gentil Carneiro. Quebra da dormência de macieiras ‘Daiane’ pelo uso do tidiazurom. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 16, n. 2, p. 81–87, 2017. DOI: 10.5965/223811711622017081. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711622017081. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados