Produção e qualidade de frutos de maracujazeiro-amarelo provenientes do cultivo com mudas em diferentes idades

Autores

  • Verônica Andrade dos Santos Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • José Darlan Ramos Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • Ranieri Reis Laredo Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • Fábio Oseias dos Reis Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edvan Alves Chagas Embrapa/Roraima
  • Moacir Pasqual Universidade Federal de Lavras/UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711612017033

Palavras-chave:

Passiflora edulis, Manejo, Cultivo alternativo.

Resumo

São muitos os fatores que influenciam a qualidade final do fruto do maracujazeiro. Dentre esses podem ser destacados a qualidade das mudas, o manejo e tratos culturais adequados. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar qualidade de frutos de maracujazeiro-amarelo cultivados com mudas em diferentes idades. Para a formação das mudas foram utilizadas sementes do maracujazeiro-amarelo cv. Redondo Amarelo, substrato composto por terra+areia+esterco na proporção de 3:1:1 e sacos plásticos com capacidade para 8 kg. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso (DBC), com cinco tratamentos, formado por mudas de diferentes idades (25, 50, 75, 100 e 125 dias, após emergência), com quatro repetições de 12 plantas. As variáveis analisadas foram: massa fresca do fruto (g) diâmetro longitudinal e transversal do fruto (mm), índice de formato do fruto, espessura da casca (mm), porcentagem de casca, suco e semente (%), sólidos solúveis totais, acidez total titulável e pH. A utilização de mudas com idades de 100 e 125 dias após emergência no cultivo do maracujazeiro-amarelo apresentou resultados satisfatórios para todas as características avaliadas, deduzindo-se ser viável sua utilização. O cultivo do maracujazeiro-amarelo formado com mudas de menor idade, em relação às demais obtiveram uma baixa produtividade, frutos menores e com menor rendimento de suco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Andrade dos Santos, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Mossoró -RN (2006), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2008). Doutorado em fitotecnia área de produção vegetal (fruticultura) pela Universidade Federal de Lavras- MG (2011), departamento de agricultura. Pós doutorado PNPD/Capes Embrapa/UFRR no período de 2012 a 2015 . Possui experiência na área de Agronomia em propagação de plantas frutíferas tropicais, subtropicais e nativas da Amazônia, sistemas de produção, cultura de tecidos e células vegetais, nutrição e melhoramento de espécies frutíferas tropicais e subtropicai

José Darlan Ramos, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Professor TITULAR do quadro de Docentes do Setor de Fruticultura vinculado ao Departamento de Agricultura da UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA. É responsável e colaborador em algumas disciplinas de Graduação e Pós-Graduação. Supervisiona e Orienta alunos de Graduação, Pós-Graduação e Pós-Doutoramento. Atua na pesquisa com Fruticultura enfatizando temas inerentes ao Cultivo da Pitaia, Maracujazeiro e Citricos. Concluiu o curso de DOUTORADO em Agronomia/Fitotecnia em 1994 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA. O MESTRADO foi concluído em 1990 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA. Seu título de ENGENHEIRO AGRÔNOMO foi obtido em 1977 no curso de Engenharia Agronômica na UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-UFV.

Ranieri Reis Laredo, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Engenheiro Agrônomo pela (UFRRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)-MG, na área de fitotecnia em fruticultura. Atualmente faz doutorado nessa mesma instituição e na mesma área de concentração. Tem experiência na área de produção vegetal, com ênfase em propagação e melhoramento de plantas frutíferas, implantação e tratos culturais de pomares, cultura de tecidos; produção, manejo e tratos culturais em eucalipto, análise e certificação de sementes.

Fábio Oseias dos Reis Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2008), com experiência em Produção de Mudas, atuando principalmente nos seguintes temas: aclimatização, citocininas e auxinas. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2011). Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2015), onde conduziu trabalhos com Produção Vegetal e Doutorado Sandwíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Avignon, França. Atualmente é Pós- Doutorando no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, Campus da Universidade Federal do Espírito Santo em São Mateus, ES.

Edvan Alves Chagas, Embrapa/Roraima

ng. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Fitotecnia (Cultura de Tecidos) pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Doutor em Produção Vegetal (Fruticultura) pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP) em 2005. Durante o período de 2005 a 2009 foi Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC), exercendo inclusive o cargo de Diretor do Centro APTA Frutas/IAC. Desde 2009, integra o quadro de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É professor permanente do curso de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR e do PPG-Bionorte, exercendo a função de Coordenador Estadual do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte entre 2012 a 2016. Em suas atividades profissionais interage com inúmeros pesquisadores e outros colaboradores de instituições nacionais e do exterior. É revisor AdHoc de vários periódicos científicos no Brasil e Exterior. Foi agraciado com menções honrosas em diversos Congressos e Encontros de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo, Propagação e Melhoramento de Fruteiras de Clima Temperado, Subtropical e Tropical Nativas da Amazônia e; Aplicações de Técnicas biotecnológicas no melhoramento e produção de fruteiras. Atualmente é Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Agronomia do CNPq.

Moacir Pasqual, Universidade Federal de Lavras/UFLA

É professor titular e membro do Conselho Universitário (CUNI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro do Grupo Assessor da Diretoria de Programas e Bolsas no Pais/CAPES desde março de 2015. Atua como professor no curso de graduação em Agronomia, orientador de bolsistas de Iniciação Científica e Pós-Graduandos (mestrado e doutorado) dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e Botânica Aplicada e é supervisor de Pós-Doutorandos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Melhoramento de Plantas e Cultura de Tecidos Vegetais em espécies frutíferas, olerícolas, ornamentais, oleaginosas e cafeeiro. Possui curso Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola de Camboriú/Universidade Federal de Santa Catarina (1967), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1971), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1976) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo (1985). Foi Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais da UFLA e Membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq. Foi laureado com o Prêmio Linda Caldas Categoria Senior pela Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas-ABCTP em 2009, com a Comenda Antônio Secundino de São José pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2011 e com o Título de Mérito Universitário em 2013 por ocasião da comemoração aos 50 anos de federalização da UFLA. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA nos periodos de 1989 à 1990, de 2004 à 2008 e de 2008 à 2012. Foi coordenador da área Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos períodos de março de 2008 a março de 2011 e de março de 2011 a agosto de 2014. Conta com 40 teses e 54 dissertações defendidas sob sua orientação e supervisor de 17 pós-doutorandos.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

SANTOS, Verônica Andrade dos; RAMOS, José Darlan; LAREDO, Ranieri Reis; SILVA, Fábio Oseias dos Reis; CHAGAS, Edvan Alves; PASQUAL, Moacir. Produção e qualidade de frutos de maracujazeiro-amarelo provenientes do cultivo com mudas em diferentes idades. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 16, n. 1, p. 33–40, 2017. DOI: 10.5965/223811711612017033. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711612017033. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)