Interferência alelopática do chá de boldo-do-chile (Peumus boldus Molina, Monimiaceae) sobre sementes de alface e pepino

Autores

  • Antônio Marcos Oliveira Toledo
  • Paulo Sergio Bordoni Ulguim
  • Selma dos Santos Kaeser
  • Fernando Teixeira Gomes Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711532016180

Palavras-chave:

Bioatividade, controle, herbicida, plantas medicinais, produção vegetal.

Resumo

O boldo-do-chile é uma planta arbórea pertencente à família Monimiaceae. É utilizado pela população para diversas enfermidades e apresenta atividade bactericida, inseticida e alelopática. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de atividade alelopática do chá de boldo-do-chile sobre a germinação e desenvolvimento inicial de sementes de alface e pepino. O bioensaio foi conduzido em laboratório sob temperatura ambiente, em delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições. O chá de boldo-do-chile foi adquirido no comércio local, preparado com água destilada fervente, diluído nas proporções de 25, 50, 75 e 100%. Apenas água destilada foi utilizada para controle. A porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e comprimento da raiz foram utilizados como parâmetros de avaliação alelopática. Para a porcentagem de germinação, foram verificados valores significativos na germinação de sementes de pepino no tratamento 100%. A germinação de sementes de alface sofreu inibição total em todos os tratamentos com chá de boldo-do-chile. O índice de velocidade de germinação de sementes de pepino submetidas ao chá de boldo-do-chile sofreu influência significativa em todos os tratamentos em relação ao controle. As sementes de pepino submetidas ao chá de boldo-do-chile sofreram inibição no comprimento da raiz em todos os tratamentos avaliados, apresentando valores significativos em comparação ao controle. O chá de boldo-do-chile apresentou atividade alelopática sobre as sementes de alface e pepino, demonstrando a presença de moléculas bioativas que servem de subsídio para novos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Marcos Oliveira Toledo

Graduando em Ciências Biológicas no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

Paulo Sergio Bordoni Ulguim

Graduando em Ciências Biológicas no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

Selma dos Santos Kaeser

Graduando em Ciências Biológicas no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

Fernando Teixeira Gomes, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

Doutor em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF)

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

TOLEDO, Antônio Marcos Oliveira; ULGUIM, Paulo Sergio Bordoni; KAESER, Selma dos Santos; GOMES, Fernando Teixeira. Interferência alelopática do chá de boldo-do-chile (Peumus boldus Molina, Monimiaceae) sobre sementes de alface e pepino. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 15, n. 3, p. 180–187, 2016. DOI: 10.5965/223811711532016180. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711532016180. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados