ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE DE ESTUDOS REGIONAIS DIRECIONADA AO PATRIMÔNIO LOCAL DE GAROPABA-SC

Elaine Coelho da Luz

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo contemplar resultados de uma atividade pedagógica aplicada nas aulas de Estudos Regionais, entre os meses de outubro a novembro de 2007, com alunos de 1º Ano do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, localizada no município de Garopaba-SC. A disciplina de Estudos Regionais era parte diversificada da matriz curricular do Ensino Médio,conforme o que é especificado por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com a proposta de cumprir o que foi estabelecido no Artigo nº26, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Cabia ao docente pesquisar e organizar seu próprio acervo didático, o que permitiu a utilização de uma reportagem do jornal Diário Catarinense intitulado “Garopaba no balanço do mar” mostrava-se ideal por ser interdisciplinar. Em uma viagem de estudo ao centro histórico do município, os alunos tiveram a oportunidade de realizar as apresentações de sua pesquisa nos locais visitados, conforme o tema escolhido. Foi possível criar um espírito de respeito e interesse dos alunos pela riqueza cultural e histórica presente no município. A metodologia adotada nas aulas foi a valorização de cada um dos itens destacados através da Educação Patrimonial e sua importância para a preservação dos traços culturais e materiais em estudo. Para rematar a escrita deste artigo, realizamos entrevista oral com ex-alunos que relataram sobre a prática pedagógica desenvolvida na disciplina de Estudos Regionais.


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